Está vazando água em casa? Se ligue nessas dicas

vazamento de agua

Quem nunca viveu ou escutou falar sobre vazamento de água? O problema se inicia bem sutilmente, no início, mas bastam alguns dias e quando a pessoa se dá conta, começa a perceber que a pequena goteira se torna uma poça, da noite para o dia.

Nessas horas, o melhor a fazer é tentar identificar a origem do vazamento. O problema pode ser, por exemplo, um encanamento furado ou uma válvula gasta. Se for um desses dois casos, o ideal seria realizar alguns testes, além de checar a sua conta de água e o hidrômetro.

Então, confira a seguir algumas dicas sugeridos pela Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, para descobrir as possíveis origens do vazamento:

– Vazamentos na caixa de descarga ou na válvula: jogue pó de café dentro do vaso sanitário e verifique se ele acumula no fundo do vaso. Caso o pó flutue, o problema provavelmente será na caixa de descarga ou na válvula. Detalhe: no caso dos vasos sanitários, em que a saída da descarga fica na parte de trás, procure esgotar a água. Mesmo assim, se ela voltar a acumular, é sinal de que realmente a caixa da descarga ou a válvula estão com problemas.

Problema no vazamento do ramal direto da rede (onde fica o hidrômetro): para testá-lo, feche o registro do cavalete, abra uma torneira que utiliza a água direto da rede e aguarde até que a água pare de correr. Depois coloque um copo cheio de água na boca da torneira e se houver a sucção da água do copo pela torneira isso significa que pode haver um vazamento do cano alimentado pela água da companhia.

– Vazamentos envolvendo a água da caixa: primeiro certifique-se que todas as torneiras da casa estão fechadas e não use os sanitários, depois feche a torneira de boia da caixa para impedir a sua entrada e faça uma marcação na caixa para indicar o nível da água. Aguarde por uma hora e então cheque o nível e a sua marcação. Caso ele esteja inferior ao que foi marcado é sinal de que existem vazamentos nos sanitários ou nos canos que utilizam a água da caixa.

Dica

Detectando ou não a origem dos problemas com o vazamento, certamente você precisará de uma ajuda, então basta entrar em contato com a Desentupidora Sthil, que atente em toda a São Paulo, incluindo os serviços como desentupidora em Guarulhos.

Fonte: Ecycle e Sabesp